domingo, 20 de junho de 2021 - 21:34h
As inovações tecnológicas da SEPLAN/GECAP já atravessam as fronteiras do Amapá
Por: MARILENE
GECAP

O sistema de planejamento e Gestão dos recursos do Governo Federal para Amapá - CAPTA+, criado pela SEPLAN, através da Gerência de Captação de Recursos do Amapá – GECAP, ganhou tanta importância que já ultrapassou as fronteiras do Amapá, sendo solicitado para utilização pelo Estado de Roraima, por garantir: transparência, agilidade nas operações e gestão simplificada das transferências de Recursos da União à Estados e Municípios.

Para selar o compromisso de parceria, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica que foi celebrado no último 25 de maio, em live realizada às 15h pelo google meet, com a participação dos Secretários dos dois Estados, o Secretário Eduardo Corrêa Tavares do Amapá e pelo Estado de Roraima,  o Secretário Emerson Baú.

Também participaram do Evento o coordenador estadual da Rede +Brasil de Roraima Sr. Fabiano Garcia e a Coordenadora estadual da Rede + Brasil Amapá, Marilene Nascimento. A coordenadora fez um breve histórico sobre a concepção inovadora do Sistema CAPTA+, agradecendo o empenho dos técnicos que a ajudaram a efetivá-lo.

O Secretário Eduardo Correa - SEPLAN-AP, mencionou a importância do CAPTA+ no planejamento e gestão dos recursos de emendas parlamentares destinados ao Amapá nos últimos anos, demonstrando grande satisfação em compartilhar com o Estado de Roraima a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Amapá.

Os agradecimentos do governo de Roraima pela cooperação amapaense foram expressados pelo Secretário de Estado Emerson Carlos Baú (SEPLAN-RR) e Marcos Jorge (Fazenda -  RR), além do próprio coordenador Fabiano Garcia a quem coube articular com a coordenadora estadual Marilene Nascimento a cooperação tecnológica.

Assim, a ferramenta tucuju CAPTA+ passa a contribuir com o Estado de Roraima, no armazenamento sistematizado dos Projetos de Estado para a prospecção de recursos, seja por Transferências da União ou outras fontes de financiamento, considerando ser também um instrumento de aprendizagem do planejamento e da gestão dos recursos públicos. É o Amapá ultrapassando barreiras no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Vídeo