segunda, 05 de dezembro de 2022 - 08:25h
O NID Lança o Relatório de Variação de Preços trimestral
O Núcleo de Informações e Divulgação da COPESEF, realizou pesquisa de interesse da economia do Estado, onde foram analisados dados do 3° trimestre de 2022 referentes a Variação de Preços.
Por: COPESEF

O Núcleo de Informações e Divulgação – NID da Coordenadoria de Pesquisa Estratégicas Socioeconômicas e Fiscais – COPESEF, realizou pesquisa de interesse da economia do Estado, onde foram analisados dados do 3° trimestre de 2022 referentes a Variação de Preços, com foco no Grupo Alimentação, retratando a realidade dos valores médios dos produtos básicos componentes da cesta de alimentos consumidos por uma pessoa ou uma família na capital Macapá, levando em consideração a Cesta Básica Oficial e a Cesta Básica Regional.

As informações foram coletadas de forma remota via consulta das Notas Fiscais Eletrônicas - NF-e, disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ, por meio do módulo IPI - MATHEUS, liberados à Secretaria de Estado do Planejamento - SEPLAN para conferência, pesquisa e análise.

Assim, foram analisadas a formatação de duas cestas fixas, buscando-se refletir a variação pura dos preços médios dos produtos pesquisados entre o período corrente e o período-base, sendo organizadas da seguinte forma:

Cesta Básica Oficial - 13 produtos;

* Açúcar (kg); Arroz (kg); Banana (kg); Café moído (500g); Batata (kg); Carne (kg); Farinha de mandioca (kg); Feijão (kg); Leite líquido (l); Manteiga (500g); Óleo de cozinha (900 ml); Pão careca (kg); Tomate (kg).

Cesta Básica Regional - 28 produtos:

* Açaí (l); Açúcar (kg); Arroz (kg); Banana (kg); Batata (kg); Café (500g); Camarão salgado (kg); Carne (kg); Cebola (kg); Charque (kg); Dourada (kg); Farinha de mandioca (kg); Farinha de trigo (kg); Feijão (kg); Frango (kg); Goma de tapioca (kg); Jerimum (kg); Laranja (kg); Leite líquido (l); 20 Limão (kg); Macarrão (500g); Macaxeira (kg); Mamão (kg); Manteiga (500g); Óleo de cozinha (900ml); Ovos (dz); Pão careca (kg); Tomate (kg).

Veja o relatório completo 3º Relatório Trimestral de 2022

IMAGENS RELACIONADAS