quinta, 23 de dezembro de 2021 - 10:31h
Quatro municípios estão de aniversário no dia 17 de dezembro.
Com a Lei 7639 de dezembro de 1987, o Presidente da República autorizou a criação dos quatro municípios amapaenses, que completam hoje 34 anos.
Por: seplan
Foto: SEPLAN

Quatro municípios estão de aniversário no dia 17 de dezembro.

SANTANA é a segunda maior cidade do Estado em população com 123.096 (IBGE, 2020). Está localizada na Região Metropolitana de Macapá, possuindo um Regime Aduaneiro diferenciado com potencial de alavancar os segmentos do setor produtivo do estado. No município situa-se o principal porto do estado do Amapá, administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA), que é uma empresa pública subordinada diretamente à Prefeitura. Há um grande potencial de Ecoturismo na Ilha de Santana, onde encontra-se a prainha e a trilha de Samaúma.

LARANJAL DO JARI, localiza-se na região sul do Estado, às margens do rio Jari.

É o maior município do estado em área, possuindo 30.782,998Km². É o terceiro município mais populoso do estado, com 51 362 habitantes(IBGE,2020). Um ponto turístico muito interessante é a Cachoeira de Santo Antônio. (Foto Amarildo Alves)

FERREIRA GOMES tem economia baseada em atividades agropecuárias tradicionais e, recentemente, atividades relacionadas ao turismo, aproveitando o ambiente paisagístico do município. É onde se encontra a Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes que contribui muito para o desenvolvimento do Estado pois gera 252 MW, energia suficiente para uma cidade de 700 mil habitantes.

TARTARUGALZINHO é uma cidade localizada no leste do estado, a 230km da capital. Com população de 15665(IBGE, 2016). Suas origens e desenvolvimento estão ligados à sua disposição geográfica, à beira da BR-156. Em relação ao turismo, se destaca os diversos balneários e também a Cachoeira da Chamflora.

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO